Profanação (2017), direção de Eldelany Soares
Em torno da mesa, 2021
Frames e gifs, digital
Diana Coelho
É tapioca, peixe frito, pirão de peixe, lagosta, camarão, de
tudo que procurar, tem.
In: Histórias do Velho do Peixe (2014),
dir.: Lisabete Coradini e Maria Angela Pavan
Para além de uma necessidade fisiológica, o gesto de se alimentar faz parte da nossa sociabilidade e integra a cultura de um povo, localizando-a no tempo e no espaço. Nesta seção, iremos ao encontro de imagens de alimentos que estão presentes nos filmes feitos em Natal (RN): o peixe, a carne, pão, ovos, tapioca, cuscuz, café e sucos são alguns dos itens mais comumente encontrados. Afinal, quem somos, e do que nos alimentamos?
2. Mãos que preparam o alimento
3. Em torno da mesa
4. Do que se bebe
5. O ato de comer
Mãos que
preparam
o alimento
Fazer o preparo; separar, cortar, sovar, aquecer, temperar, montar o prato. Aqui, as mãos dão forma àquilo que, mais adiante, servirá de alimento.
Olha o peixe
O peixe está presente em diversas obras audiovisuais, seja naquelas filmadas em territórios de forte tradição pesqueira - como a Redinha e a Vila de Ponta Negra -, em feiras livres, ou simplesmente na mesa dos personagens, assumindo preparos diversificados.
Em torno da mesa
Agora, não se trata apenas do que é servido. Quem come o que?
Do que se bebe
Suco de laranja, café coado, chá de ervas, vinho servido em taça: uma coletânea de imagens das bebidas que encontramos nos filmes.
O ato de comer
Aqui, lançamos um olhar aos personagens que experienciam o ato de comer individualmente, para além das imagens habituais em que o alimento surge em contextos de partilha.